Está com dúvidas sobre sinalizações de segurança? Vem com a gente que iremos explicar tudo o que você precisa para trabalhar com mais segurança. Sendo fundamentais para prevenção de riscos e acidentes no ambiente de trabalho, a NR 26 é a Norma Regulamentadora que estabelece as medidas quanto à sinalização e identificação de segurança a serem adotadas no local de trabalho, com o objetivo de:
– Identificar equipamentos de segurança;
– Delimitar áreas identificadas as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases;
– Prevenir acidentes.
O trabalho de cumprir com as NRs é de obrigação de todos, tanto do empregador quanto do empregado. As sinalizações de segurança são obrigatórias para todos os tipos de empresas, independente do número de funcionários. A indicação de perigos no ambiente de trabalho é fundamental para ter uma boa comunicação com os trabalhadores e alertá- los sobre riscos naquele local.
TABELA DE CORES PARA SINALIZAÇÕES:
A NR 26 diz no artigo: “Devem ser adotadas cores para comunicação de segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos perigos e riscos existentes”. As cores utilizadas para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para conduções de líquidos e gases e advertir contra riscos devem atender ao dispostos das normas técnicas oficiais. A NR diz que a utilização das cores não dispensa o empregador de adotar outras meditas para prevenção de acidentes. E também indica que as cores devem ser as mais reduzidas possíveis para não ocasionar distração, confusão ou fadiga ao trabalhador.
CLASSIFICAÇÕES:
Para seguir as orientações da NR 26, as empresas devem se basear nas orientações da NBR 7195 da ABNT:
– VERMELHO: Identifica os equipamentos de proteção e combate a incêndio. Também caracteriza proibição;
– LARANJA: Indica perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos , canalizações de ácidos, partes internas de caixas protetoras e dispositivos elétricos;
– AMARELO: Cuidado! Indica situações de alto risco e que requer atenção total;
– VERDE: Segurança! São avisos, guias de localizações, macas e entradas de salas de emergências;
– AZUL: Aponta ações obrigatórias e informações. Avisos contra o uso e movimentação de equipamentos;
– BRANCO: Faixas de localização, direção e circulação;
– PRETO: Canalizações inflamáveis, combustíveis de alta viscosidade. O preto pode ser usado no lugar do branco, ou, combinado a ele quando as condições exigirem.
TREINAMENTOS E INFORMAÇÕES SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO:
A NR também aponta que o empregador deve assegurar treinamentos para compreenderem as medidas preventivas e a ficha com dados de segurança dos produtos químicos no ambiente de trabalho. O empregador também deve fornecer treinamentos para os colaboradores sobre: os perigos, riscos, medidas preventivas para o uso seguro e os procedimentos para atuação em situações emergenciais com químicos.
ROTULAGEM PREVENTIVA:
A rotulagem preventiva é um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relacionadas a um produto químico, que devem ser afixada, impressa ou anexa à embalagem que contém o produto. Segundo a NR 26, ela deve conter as seguinte informações:
- Identificação e composição do produto químico;
- Pictograma(s) de perigo;
- Palavra de advertência;
- Frase(s) de perigo;
- Frase(s) de precaução;
- Informações suplementares.
A falta de implementação da Norma Regulamentadora pode acarretar para empresas com:
- Despesas com tratamentos médicos;
- Pensão vitalícia, em caso de óbito do trabalhador;
- Adicionais de insalubridade e periculosidade.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que você saiba que esse texto será útil. E não se esqueça, aqui na Casa do EPI você encontra as melhores marcas de EPIs do mercado para proteger seus colaboradores e sua empresa de acidentes.